Pra Quem Pedala é o novo parceiro nos testes e divulgação dos produtos Polisport.
Quem é o Pra Quem Pedala?
O Pra Quem Pedala é um canal especializado em ciclismo esportivo, com dicas, notícias e novidades sobre o mundo do Ciclismo Competitivo. Seu objetivo é informar ciclistas amadores e profissionais para que possam ter uma melhor prática e experiência com a modalidade. O canal foi criado em 2010.
Quem faz?
Noa testando a Polisport
São dois sócios Marcelo e Henrique.
Marcelo Maminha ou só Maminha se autointitula um ser humano normal! Ele nasceu e mora em Brasília e é formado em Direito.
O pedal começou na sua vida mais tarde, com mais de 30 anos e ele tem dois herdeiros, o Carlos (8 anos) e o Pedro (4 anos). Ambos ciclistas!
O outro é o Henrique, que também nasceu e mora em Brasília e é formado em Administração de empresas. O Henrique só tem um filho, o Noa (3 anos). O garotinho é o super parceiro do papai e já participa dos conteúdos que o pai gera.
Assim como o Maminha, o Henrique também começou a pedalar mais tarde, depois dos 20 anos. E foi ele que fundou o Pra Quem Pedala, na verdade iniciado como um blog.
E assim começou o Pra Quem Pedala
Quem começou tudo foi o Henrique e a ideia inicial era ter uma loja de bike online. Para isso ele adotou a estratégia de criar um blog para gerar fluxo e direcionar para a loja.
Com isso, o Henrique escrevia diariamente sobre bicicleta.
Acidentalmente (ou não…), Henrique e Maminha se encontraram e surgiu uma longa amizade. O Maminha já acompanhava os artigos do blog do Henrique. Com a proximidade, o Maminha passou a dar sugestões de pauta. Até que o Henrique decidiu passar de uma vez a senha do blog e o Maminha ficou mais ativo.
Nos momentos iniciais, o Maminha era só um correspondente. Um dia, o Henrique precisou viajar e pediu para o Maminha cobrir o evento. Ele foi e deu tão certo, mas tão certo, que foi concretizada a forma como eles trabalham até hoje. O Maminha, a parte sociável da dupla 😂, fica com o comercial e o Henrique produz conteúdo.
Contudo essa divisão não é rígida, tanto que há alguns anos, o Maminha passou a ir às provas e acaba produzindo. Assim como o Henrique também faz contatos comerciais. Mas, ambos acreditam que é importante para o negócio que haja uma atribuição principal para cada sócio.
Pra Quem Pedala de hoje
Henrique e Maminha
Como todo mundo sabe, os blogs são escritos. Isso favorece quando você tem uma quantidade limitada de coisas a informar. Em uma ocasião, o Henrique estava indo fazer a cobertura de uma feira na Europa. Ficaria inviável escrever diariamente para postar no blog, portanto ele decidiu filmar e lançar dentro do texto de cobertura.
Os vídeos tiveram alcance muito grande, por isso a migração do escrito para o vídeo foi muito natural. O blog existe e é atualizado, mas a grande força do Pra Quem Pedala está no Youtube, canal que eles têm mais de 400 mil inscritos!
O canal também tem seu perfil divulgado no Instagram, porque sendo mídias diferentes, atinge um outro tipo de público. Lá o Pra Quem Pedala tem 265 mil inscritos.
Dificuldades
É importante conhecer as dificuldades e a forma de lidar com elas é fundamental para emplacar um negócio.
Segundo o Maminha, eles fizeram muitos testes. Todo tipo de formato foi testado. Fizeram pesquisas em diversos canais até chegarem no formato de vídeo, duração, dias de postagem, horários e frequência. Isso não foi fácil, mas sem essa pesquisa, sem esse trabalho, que é o planejamento, você não consegue.
Resumo, se você quer ter um negócio bem-feito, precisa trabalhar muito!
Chave do sucesso
Maminha
Precisa planejar? Óbvio, mas há que ser considerado o estilo. Muitos canais fazem questão de investir em equipamentos. O que é importante. Mas, a dupla priorizou o conteúdo. A pegada é contar uma boa história, ratifica o ciclista.
Tanto que os equipamentos que usam são um iPhone e uma câmera de ação. Por isso, ele defende que, quem quer começar nessa área precisa entender o formato e ficar antenado às mudanças.
Outro ponto fundamental para o sucesso do canal é que eles não abrem mão da opinião. Eles não vendem opinião. Mesmo que desagrade o contratante.
“Se a empresa não quer nossa opinião, pode contratar um vídeo descritivo”, avisa o Maminha. Esse formato não tem opinião, apenas descreve o produto ou serviço. A partir do momento que a empresa pede a opinião do canal, o contratante perde o controle sobre o vídeo, ou seja, perde o controle do que será falado.
Evidentemente, isso já gerou alguns inconvenientes, a verdade é que as pessoas não estão preparadas para serem criticadas. Mas, eles tentam fazer a crítica de forma a buscar uma solução para o problema identificado durante a análise.
De acordo com as empresas que confiam na força do canal, a grande riqueza do Pra Quem Pedala é o compromisso com a verdade. Porque eles falam mesmo. “Se a gente fala bem, é sinal que os caras acertaram”, dispara o ciclista.
Dicas do Pra Quem Pedala
Persistência e pesquisa. Tentar entender o formato que agrada o público e ter consistência. Porque para o algoritmo, quanto mais constante você for, mas ele tende a te mostrar para os outros.
Dica de ouro: nunca venda sua opinião!
Se você ainda não conhece o trabalho do Pra Quem Pedala pode começar a acompanhar pelo link.
https://www.youtube.com/@praquempedala
Até a próxima!
Quem escreve: A Polisport foi fundada em 1978, na Europa e nasceu da paixão pelo mundo das duas rodas.Ela está presente em mais de 72 países pelo mundo, proporcionando praticidade por meio de acessórios on e off-road para bicicletas