Pra Quem Pedala é o novo parceiro nos testes e divulgação dos produtos Polisport.
Quem é o Pra Quem Pedala?
O Pra Quem Pedala é um canal especializado em ciclismo esportivo, com dicas, notícias e novidades sobre o mundo do Ciclismo Competitivo. Seu objetivo é informar ciclistas amadores e profissionais para que possam ter uma melhor prática e experiência com a modalidade. O canal foi criado em 2010.
Quem faz?
São dois sócios Marcelo e Henrique.
Marcelo Maminha ou só Maminha se autointitula um ser humano normal! Ele nasceu e mora em Brasília e é formado em Direito.
O pedal começou na sua vida mais tarde, com mais de 30 anos e ele tem dois herdeiros, o Carlos (8 anos) e o Pedro (4 anos). Ambos ciclistas!
O outro é o Henrique, que também nasceu e mora em Brasília e é formado em Administração de empresas. O Henrique só tem um filho, o Noa (3 anos). O garotinho é o super parceiro do papai e já participa dos conteúdos que o pai gera.
Assim como o Maminha, o Henrique também começou a pedalar mais tarde, depois dos 20 anos. E foi ele que fundou o Pra Quem Pedala, na verdade iniciado como um blog.
E assim começou o Pra Quem Pedala
Quem começou tudo foi o Henrique e a ideia inicial era ter uma loja de bike online. Para isso ele adotou a estratégia de criar um blog para gerar fluxo e direcionar para a loja.
Com isso, o Henrique escrevia diariamente sobre bicicleta.
Acidentalmente (ou não…), Henrique e Maminha se encontraram e surgiu uma longa amizade. O Maminha já acompanhava os artigos do blog do Henrique. Com a proximidade, o Maminha passou a dar sugestões de pauta. Até que o Henrique decidiu passar de uma vez a senha do blog e o Maminha ficou mais ativo.
Nos momentos iniciais, o Maminha era só um correspondente. Um dia, o Henrique precisou viajar e pediu para o Maminha cobrir o evento. Ele foi e deu tão certo, mas tão certo, que foi concretizada a forma como eles trabalham até hoje. O Maminha, a parte sociável da dupla 😂, fica com o comercial e o Henrique produz conteúdo.
Contudo essa divisão não é rígida, tanto que há alguns anos, o Maminha passou a ir às provas e acaba produzindo. Assim como o Henrique também faz contatos comerciais. Mas, ambos acreditam que é importante para o negócio que haja uma atribuição principal para cada sócio.
Pra Quem Pedala de hoje
Como todo mundo sabe, os blogs são escritos. Isso favorece quando você tem uma quantidade limitada de coisas a informar. Em uma ocasião, o Henrique estava indo fazer a cobertura de uma feira na Europa. Ficaria inviável escrever diariamente para postar no blog, portanto ele decidiu filmar e lançar dentro do texto de cobertura.
Os vídeos tiveram alcance muito grande, por isso a migração do escrito para o vídeo foi muito natural. O blog existe e é atualizado, mas a grande força do Pra Quem Pedala está no Youtube, canal que eles têm mais de 400 mil inscritos!
O canal também tem seu perfil divulgado no Instagram, porque sendo mídias diferentes, atinge um outro tipo de público. Lá o Pra Quem Pedala tem 265 mil inscritos.
Dificuldades
É importante conhecer as dificuldades e a forma de lidar com elas é fundamental para emplacar um negócio.
Segundo o Maminha, eles fizeram muitos testes. Todo tipo de formato foi testado. Fizeram pesquisas em diversos canais até chegarem no formato de vídeo, duração, dias de postagem, horários e frequência. Isso não foi fácil, mas sem essa pesquisa, sem esse trabalho, que é o planejamento, você não consegue.
Resumo, se você quer ter um negócio bem-feito, precisa trabalhar muito!
Chave do sucesso
Precisa planejar? Óbvio, mas há que ser considerado o estilo. Muitos canais fazem questão de investir em equipamentos. O que é importante. Mas, a dupla priorizou o conteúdo. A pegada é contar uma boa história, ratifica o ciclista.
Tanto que os equipamentos que usam são um iPhone e uma câmera de ação. Por isso, ele defende que, quem quer começar nessa área precisa entender o formato e ficar antenado às mudanças.
Outro ponto fundamental para o sucesso do canal é que eles não abrem mão da opinião. Eles não vendem opinião. Mesmo que desagrade o contratante.
“Se a empresa não quer nossa opinião, pode contratar um vídeo descritivo”, avisa o Maminha. Esse formato não tem opinião, apenas descreve o produto ou serviço. A partir do momento que a empresa pede a opinião do canal, o contratante perde o controle sobre o vídeo, ou seja, perde o controle do que será falado.
Evidentemente, isso já gerou alguns inconvenientes, a verdade é que as pessoas não estão preparadas para serem criticadas. Mas, eles tentam fazer a crítica de forma a buscar uma solução para o problema identificado durante a análise.
De acordo com as empresas que confiam na força do canal, a grande riqueza do Pra Quem Pedala é o compromisso com a verdade. Porque eles falam mesmo. “Se a gente fala bem, é sinal que os caras acertaram”, dispara o ciclista.
Dicas do Pra Quem Pedala
Persistência e pesquisa. Tentar entender o formato que agrada o público e ter consistência. Porque para o algoritmo, quanto mais constante você for, mas ele tende a te mostrar para os outros.
Dica de ouro: nunca venda sua opinião!
Se você ainda não conhece o trabalho do Pra Quem Pedala pode começar a acompanhar pelo link.
https://www.youtube.com/@praquempedala
Até a próxima!
Quem escreve: A Polisport foi fundada em 1978, na Europa e nasceu da paixão pelo mundo das duas rodas.Ela está presente em mais de 72 países pelo mundo, proporcionando praticidade por meio de acessórios on e off-road para bicicletas