A cadeirinha de bike ainda é um produto novo no Brasil. Afinal, o que você precisa saber para escolher a cadeirinha que melhor se adapta a sua família? Selecionamos as principais dúvidas sobre o assunto e vamos te ajudar a resolvê-las!
Confira!
A bicicleta está conosco há muitos anos. Não se sabe se foi Da Vinci, o barão Von Drais ou o escocês Macmillan quem a inventou, mas que foi coisa de gênio, ninguém pode negar. Só uma pessoa iluminada para criar algo que não precisa de gasolina, não polui e faz bem para o corpo e a mente!
Na Europa a bicicleta é mais utilizada porque as ruas são estreitas, o tráfego é intenso e a há educação no trânsito. Além disso, as cidades têm infraestrutura para receber muitos pedais.
O Brasil percebeu isso e já vemos prefeituras se organizando para desenvolver ciclovias e ciclofaixas, criando assim, um caminho mais seguro.
Entre 2014 e 2018 houve um crescimento de 133% na quantidade de ciclovias no país. E esse número está aumentando! Atualmente, todas as capitais têm ciclovias. São mais de 4 mil km construídos.
Com tanta pedalada não daria para deixar as crianças de fora, né? O mercado sentiu a necessidade de desenvolver Cadeirinhas de Bike para crianças. Portanto, criamos um roteiro para que você possa escolher um modelo com tranquilidade, afinal nas cadeirinhas vão as pessoinhas que mais amamos!
Qual é a sua bike?
- Qual é o tamanho do quadro? Normalmente é 15, 16, 17, 19 ou 21. O quadro é medido quando você vai comprar a sua bike e o que define sua escolha é a altura do ciclista. As bikes com quadros maiores que 15 costumam abrigar todas as cadeirinhas. Se a sua tiver aro 15, cuide para informar todas as medidas dela ao vendedor;
- Qual é o aro da sua bike? Temos 26, 27, 29. Atualmente as mais vendidas são as de 29. Se sua bike for desse tipo, informe todas as outras medidas, pois o aro 29 é o que mais se aproxima do quadro e deixa menos espaço para instalações extras, como a cadeirinha;
- Qual é o tipo da sua bike? A Speed não funciona com cadeirinha. A bike Urbana é a perfeita, mas a Mountain Bike também consegue transportar as cadeirinhas.
Resumindo: tenha à mão as medidas do quadro, do aro e o tipo bicicleta. Leve também uma foto da sua bike para que o vendedor saiba o modelo.
Qual é a idade mínima para andar na cadeirinha?
Especialistas dizem que a idade mínima é de nove meses, mas não há um consenso porque as crianças são muito diferentes. Que características a criança precisa ter para andar na cadeirinha?
– A partir de 9 kg;
– O pescoço durinho para conseguir usar o capacete;
– Saber sentar sozinha e se segurar.
Qual escolher: traseira ou dianteira?
Dianteira – ela suporta crianças de até 15 kg ou no máximo com 3 anos. É indicada para pais que querem ficar observando a criança o tempo todo. São alguns pontos que o responsável deve analisar:
- A altura que a criança vai ficar para não atrapalhar a visibilidade do condutor;
- Uma criança na frente fica mais vulnerável à poluição e insetos;
- As manobras do condutor são mais limitadas;
- Algumas crianças podem ultrapassar o limite da cadeirinha muito mais cedo.
Traseira – essa cadeirinha suporta crianças de até 22 kg. Neste caso a idade é de até 5 anos. Você deve considerar que não verá o seu filho o tempo todo, por isso mesmo a cadeirinha deve ser a mais segura possível.
As duas maiores vantagens são: este é o modelo mais seguro e é o modelo mais confortável.
A criança fica segura?
Naturalmente todo o conjunto precisa estar bem preso à bike e a criança deve estar bem firme.
O cinto de segurança tem que ser o de três pontos e o pezinho precisa estar afivelado, pois se ele ficar solto pode prender no raio. Escolha uma cadeira que tenha essa fivela! Toda criança tem pezinhos agitados.
É necessário usar capacete?
Não existe possibilidade de andar de bike com uma criança sem capacete. Ele é a única proteção para a cabecinha do seu filho e atenção: deve ser um capacete de ciclismo!
O acessório tem que estar bem afivelado e a criança precisa suportar o peso do capacete.
Inserir uma criança no esporte e nas atividades ao ar livre é uma demonstração de amor com ela e com o meio ambiente.
Não deixe que seu passeio e sua rotina sejam prejudicados: analise todos os itens, como a melhor fixação da cadeirinha para a sua bike, o assento mais confortável, todos os encaixes de segurança e o capacete.
O Brasil não tem uma legislação que certifique dimensões e materiais para a fabricação de cadeirinhas, mas já podemos encontrar aqui fabricantes europeus com distribuição e preços compatíveis com o nosso mercado, como a Polisport, que possui certificação internacional.
Infelizmente, a cadeira não é exigida por lei, mas será que um pai responsável precisa mesmo de uma lei para mostrar o que é mais seguro para o seu filho?
Quem escreve: A Polisport foi fundada em 1978, na Europa e nasceu da paixão pelo mundo das duas rodas.Ela está presente em mais de 72 países pelo mundo, proporcionando praticidade por meio de acessórios on e off-road para bicicletas